depressão, psicoterapia, psicologia, porto alegre, erica andrade
Depressão
21 de maio de 2017
Exibir tudo

Sobre os pensamentos e como eles agem

pensamentos, psicologia e psicoterapia

Os pensamentos (cognições) geram as nossas emoções e, por consequência, o nosso comportamento. Tudo aquilo que “vem” na nossa mente, como percepções, sensações, ideias, recordações das quais temos consciência vai gerar uma emoção. Essa emoção pode ser medo, raiva, amor, nojo, alegria entre outras. Tais emoções vão provocar um comportamento, uma ação, um modo de agir, como: chorar, correr, abraçar, discutir…
Esses pensamentos simplesmente aparecem na mente, eles são formas automáticas que temos de responder a uma situação. Por exemplo, após aprender a dirigir, simplesmente a pessoa aciona as marchas conforme o carro anda, ninguém fica pensando devo acionar esta ou aquela, é um processo automático. Da mesma forma ocorre com certas situações do nosso dia-a-dia, onde temos respostas para vários comportamentos dos mais simples aos mais complexos.
Os pensamentos automáticos disfuncionais são interpretações erradas que fazemos das situações e que influenciam na forma como sentimos e nos comportamos. Alguns exemplos de pensamentos disfuncionais:

  • LEITURA MENTAL: quando você tem “certeza” que sabe o que o outro está pensamento sobre algo ou sobre você.
  • CATASTROFIZAÇÃO: quando a pessoa aumenta a gravidade de algo. Imagina que uma catástrofe irá ocorrer. Por exemplo, se estiver chovendo o avião vai cair.
  • ROTULAR OS OUTROS OU A SI MESMO: quando a pessoa atribui características negativas a si ou aos outros. Não sou inteligente; as pessoas são todas iguais…
  • VITIMOLOGIA – CULPA EXCESSIVA: quando a pessoa entende que tudo que ocorre de errada é culpa sua ou de terceiros. Minha mãe é a culpada por eu ser assim…Todos os problemas da casa ocorrem por minha causa….

Temos então:
Situação: Inscrição em concurso público
Pensamento: “Tenho que passar”
Emoção: Medo, angustia
Comportamento: Aumentar o tempo de estudo.
Surge a pergunta: Por que não consigo passar? Por que esqueço a matéria?
Será que a pessoa se rotula como “não inteligente”? Como ela realmente se vê?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *