O que é depressão? É estado crescente de tristeza, desesperança, desilusão e sentimentos de incompreensão e vazio que leva ao isolamento familiar, social e profissional. Podendo provocar medos excessivos, angustias e alterações no organismo.
Pelo DSM-5* são os sentimentos mais comuns na depressão são a tristeza, a desesperança, a sensação de vazio e a ansiedade.
Também são sintomas depressivos o humor deprimido, a falta de vontade de realizar qualquer atividade (como cuidar-se), aumento ou diminuição da fome e do sono, perda da energia física e mental (dificuldade de pensar e articular o pensamento), medo culpa, raiva, sofrimento, e etc.
Em alguns quadros depressivos a pessoa relata medo de “estar enlouquecendo”, pois, muitas vezes, parece que os tratamentos podem demorar a surtir efeitos. Então, esse tempo de espera, é um tempo dicotômico, de um lado a pessoa que melhorar e, de outro, ela sente que não está conseguindo. Isso, muitas vezes, leva ao sentimento de fracasso e incompetência, o que agrava o quadro depressivo.
O tratamento da depressão envolve a pessoa em seu todo, em seus medos e tristezas, em seus pensamentos e comportamentos.
* AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION – APA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais – DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2014.