Conheça o livro: “VAMOS RIMAR COM A HISTÓRIA DO EDGAR?”
1 de maio de 2018
Publicação sobre o Livro “Lá em Casa é assim, temos o Joaquim!” na Revista Psique
7 de junho de 2018
Exibir tudo

Quem foi Murray Bowen e o que ele nos ensinou sobre independência emocional

Por Milene Furlanetto

Murray Bowen foi um psiquiatra, psicanalista e um dos principais fundadores da Terapia Sistêmica Familiar (1940).

 

A partir de seus estudos, com famílias esquizofrênicas, Bowen começou a desenvolver sua teoria sobre famílias e o processo de diferenciação. Dentre as principais descobertas identificou que todas as famílias levam consigo um “estilo de apego emocional”, o que ele denominou inicialmente como massa indiferenciada do ego familiar. Isso significa que somos muito mais dependentes da nossa família de origem do que imaginamos, e isto não diz respeito necessariamente a sair da casa dos pais ou com a independência financeira e, sim, com o apego emocional.

Cada pessoa leva consigo este estilo de apego que varia de totalmente indiferenciado à totalmente diferenciado. A diferenciação refere-se à capacidade pessoal de desligar-se do caos emocional da própria família. A pessoa indiferenciada tende a agir reativamente aos outros, pois, compreendendo-se ligada ao outro, entende as diferentes percepções ou comentários como ataques, fazendo com que seu comportamento altere entre submissão e dominação. A dificuldade de diferenciação da família de origem leva essas pessoas a serem escravos de suas emoções, prejudicando seu raciocínio, suas relações e sua autonomia. Já as pessoas diferenciadas conseguem avaliar as situações de modo racional sem serem levados impulsivamente pelo emocional, conseguem separar o que é seu do que é do outro e respeitar as diferenças interpessoais.

É comum que duas pessoas com o mesmo nível de diferenciação de self se relacionem amorosamente, e esta é a principal maneira pela qual o estilo atravessa gerações. Sendo inábeis para resolver seus conflitos conjugais, os casais com baixo nível de diferenciação do self acabam utilizando um terceiro elemento para escape da tensão. Este terceiro pode ser um filho, doença, trabalho, relações extraconjugais, entre outros. Bowen denominou este mecanismo de triangulação reativa. Um exemplo comum desta prática seria um dos genitores excessivamente ligado à um filho dependente, enquanto o outro genitor esta afastado. Se esta estrutura não se dissolve o casal não resolve suas tensões e este filho regride para um nível mais baixo de diferenciação e dependência.

Mas também há boas notícias. Qualquer pessoa tem a capacidade de melhorar seu nível de diferenciação do self, e a melhor maneira de fazer isso é aprimorando a comunicação e reavaliando a história da sua família de origem. Bowen nos ensina que a independência emocional pode ser alcançada quando assumimos a responsabilidade pelos nossos problemas e buscamos soluções. Neste sentido, a psicoterapia tem sido uma excelente aliada na busca do autoconhecimento e da regulação emocional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *